Você sabe o que é o Pinterest e como ele funciona?

por | out 13, 2016 | 4 Comentários

Imagine um local onde você pode colecionar todas as fotos que você encontra na internet, montar murais e ainda compartilhar e colaborar com seus amigos do Facebook? Imaginou?! Pois o Pinterest apresenta um conceito simples e muito usado antes da super interação web: o conceito de coleção. Curtiu a ideia? Agora veja como funciona.

O que é o pinterest

o que é pinterestCom o artifício da imagem, é possível colecionar qualquer coisa em seu perfil. Assim, como também é possível conhecer coleções de muitos outros usuários, não necessariamente seus amigos. Usuários do Pinterest são como colecionadores, eles buscam, encontram e armazenam imagens do que julgam interessante, separando-as por tema. Sendo que essas coleções ficam disponíveis para outros usuários encontrarem e até mesmo reutilizarem as mesmas postagens.

A rede social, integrada ao Facebook, utiliza de um conceito antigo, muito utilizado entre jovens da década de 90, porém online: os murais de imagens. Daí vem o nome da rede: pin, alfinete; interest, interesse. É um grande mural de interesses que pode também ser dividido em diversos boards (murais), conforme o usuário julga necessário.

O crescimento da rede social

A rede social vem crescendo em larga escala, despertando o interesse de muitas marcas e lojas online pelo seu potencial de engajamento e vendas. O Pinterest.com já possuía mais de 10 milhões de usuários cadastrados em 2012, sendo registrado como o site mais rápido a conseguir essa marca na história da internet.

Além disso, a rede vem registrando crescimento expressivo no número de visitantes únicos. Alguns estudos apontam taxas de crescimento de mais de 2700% desde maio de 2011.

Perfil de usuários Pinterest

Nesse universo, o número de mulheres é estimado em 80%. Tendo em sua maioria entre 25 e 34 anos. Dessas, cerca de 50% tem ao menos um filho e o tempo médio gasto no site é de 1 hora e 17 minutos, sendo que cada visita corresponde em média a 16 minutos de navegação.

Além disso, a taxa de posts que são repostados chega a 80%, ou seja, há muito mais compartilhamento de conteúdo do que inserção de novos. Para as marcas é um excelente canal para ser usado na viralização de produtos e campanhas.

Alguns termos usados no Pinterest

Para aderir à rede, é necessário conhecer alguns termos do “universo pinterest”. Desta forma é possível alinhar sua estratégia e definir metas conforme os recursos da ferramenta.

Pin

Basicamente, é o ato de postar. Quando você seleciona uma imagem, link, vídeo ou texto para postar no Pinterest, você faz um “Pin” dele.

Pinar

O verbo surgido na rede refere-se ao ato de fazer um “pin”: “Vou pinar esse conteúdo” em um de meus boards. É o ato de publicar um conteúdo.

Board

Cada board é como se fosse um quadro na parede – um mural – onde imagens ou recados são pregadas. Nesse caso, o local onde os materiais são pinados. Cada um representa um grupo de pins e assim, uma coleção.

Like

No Pinterest também tem o botão “like”, representado por um coração e tem significado parecido com o do Facebook ou Instagram. Gostou? Aperta o “like” – do inglês, curtir ou gostar.

Re-pin

É como um reblog do Tumblr, o retweet do Twitter, ou o botão compartilhar do Facebook. Você usa uma postagem feita por outro usuário para postar em seu perfil, compartilhar um pin.

Follow

No Pinterest é possível seguir um perfil ou um board. O botão follow – so inglês, seguir – tem essa funcionalidade.

Pinterest: não dá para ficar de fora

blog-pinterest-bigelowO Pinterest é uma rede social que vem crescendo exponencialmente. Sua interface agradável, simples e intuitiva acertou em cheio o usuário, resultando num forte engajamento. Para as empresas se destacarem na rede é preciso mais do que apenas um bom ângulo do produto na imagem, embora ele seja essencial. Uma boa descrição, um uso dinâmico e inteligente das palavras-chave – principal forma de busca dentro do site que, se bem usadas, melhoram o ranqueamento da sua empresa na rede e, por consequência, sua visibilidade – também são essenciais.

No Pinterest, são as imagens que representam a sua empresa aproximando seu cliente ao negócio. Para uma interação perfeita não há esforço que não seja válido. Contudo, assim como outras redes sociais, para que haja resultados positivos, seja para brand awareness ou mesmo para conversões, é necessário muita estratégia e profissionais especializados, focados nos objetivos definidos para a sua marca.

E aí, sua empresa já garantiu espaço no Pinterest?

Abraços,

Caetano Notari

Artigos Recomendados:

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.