Perfil ou página no Facebook: qual escolher para a minha empresa?

por | nov 11, 2016 | 0 Comentários

perfil-no-facebook-fan-page-postQue o Facebook se tornou uma das plataformas mais eficientes de comunicação da atualidade, ninguém mais duvida. Como ferramenta de relacionamento com o seu cliente, para brand awareness, geração de leads, tráfego para o seu site e até mesmo para o aumento das venda, também já é de conhecimento. Contudo, sempre há dúvidas sobre como iniciar e executar esta estratégia.

Logo de cara, é comum o pensamento em criar um perfil para a empresa, assim como você tem. Mas será que o que é bom para você também é bom para o seu negócio?

Perfil ou Fan page no Facebook?

Se você cogitou criar um perfil para manter a comunicação da marca, o indicado é que a converta para uma Fan Page o quanto antes. As Fan Pages fora criadas exatamente para os negócios, ao contrário dos perfis. Elas contribuem para as mais diversas ações digitais na plataforma e trazem informações cruciais para o bom funcionamento da estratégia.

Para te ajudar a entender por que essa opção é melhor para a imagem da sua empresa no Facebook, levantamos alguns motivos. Confira:

Conforme os termos da rede, é obrigatório para empresas a utilização das páginas

Algumas pessoas não sabem, mas o Facebook não permite que empresas tenham perfis pessoais na rede. Em seus termos de serviço, a rede informa que cada pessoa deve ter um único perfil e que esse deve ter caráter pessoal. Ou seja, perfis usados em nomes de empresas são irregulares e podem ser removidos a qualquer momento.

Exatamente por isso foram criadas as Fan Pages: para que a sua empresa possa usar a rede corretamente e usufruir dos benefícios e recursos direcionados à fomentar o seu negócio. Dessa forma, usar o perfil pessoal como profissional pode não apenas prejudicar a imagem da sua empresa, como ainda correr o risco de ter todo o seu trabalho apagado de uma hora para outra.

Não há restrição para o número de fãs

Ao contrário dos perfis pessoais, onde existe um limite de 5000 contatos na conta do usuário, nas Fanpages não existe um teto máximo para a quantidade de fãs, ou seja, das pessoas que curtem a sua página.

Assim, você pode explorar e divulgar a sua Fanpage sem a preocupação de responder às solicitações de amizade ou de controlar a quantidade de amigos.

Relatórios para acompanhar a sua estratégia

Em um Fan Page é possível ter acesso a relatórios diversos que contribuem para o acompanhamento do retorno sobre o investimento, bem como para entender melhor o perfil do seu público e para a otimização da estratégia. Dentre os gráficos disponibilizados estão: quais os conteúdos que geraram mais acessos, o que foi mais compartilhado, quantos “likes” você recebeu nos últimos dias, perfil demográfico dos seus fans, meios de acesso, dentre outros.

Essas estatísticas são fundamentais para controlar e medir os objetivos e ações feitas na página, bem como para traçar as próximas atividades na sua rede social.

Possibilidade de investimento em anúncios

O Facebook oferece uma gama de opções de anúncios para as empresas que utilizam as Fan Pages. Impulsionar publicações e disponibilizar ofertas, são algumas delas. Cada formato disponível é interessante para um objetivo específico que pode ser atrair novos fãs, levar o conteúdo que você desenvolve a um volume maior de pessoas, impulsionar as vendas, dentre outros. Nos perfis você não possui todas estas opções!

Esses são apenas alguns dos motivos que tornam a escolha pela Fan Page tão importante para uma empresa. Criando uma página para fãs e a personalizando de acordo com a identidade visual da seu empresa, você não apenas estará agindo corretamente, como ainda pode explorar os muitos recursos que o Facebook te oferece.

Por isso, caso você ainda tenha um perfil para o seu negócio, o ideal é providenciar a migração dele para uma página o quanto antes!

Caso ainda restem dúvidas, conte com a Indiga para esclarecê-las! Deixe-as nos comentários que teremos o maior prazer em ajudá-lo!
 
Artigos Recomendados:
 

Curtiu?

Compartilhe nas mídias sociais.

mautic is open source marketing automation