Google AdWords sem segredos: o que é Rede de Display?

por | out 26, 2016 | 0 Comentários

A partir de hoje você acompanhará uma série, com 3 posts, muito útil para quem investe ou pretende acrescentar às suas estratégias de marketing digital os links patrocinados da Google: a Google AdWords sem segredos.

Hoje vamos apresentar a você a Rede de Display do Google: o que é, como funciona e como utilizar este recurso para otimizar sua verba de publicidade e aumentar o retorno sobre seus investimentos online. Vamos começar?

O que é a Rede de Display

Você provavelmente já viu anúncios da Rede de Pesquisa na página de resultados do Google. Mas é possível ir muito além, alcançando novos grupos de usuários e maior segmentação através de anúncios na Rede de Display.

blog_display_network

A Rede de Display é formada por sites do próprio Google, como o Gmail, Youtube e Blogger, além de alguns milhões de sites parceiros que alcançam mais de 80% de todos os usuários da internet no mundo, em diversas categorias. Ao utilizar a Rede de Display, você pode fazer com que seu anúncio seja exibido para o público-alvo exato, escolhendo os sites que abordam temas específicos de interesse.

Exemplo de anúncio da Rede de Display. Anúncio exibido de acordo com o tema da página.

Vantagens da Rede de Display

As redes de Display e de Pesquisa normalmente são usadas de forma complementar. É importante entender as particularidades do seu público e mercado, para definir corretamente os anúncios em cada uma das redes. E, claro, sempre testar e rever a estratégia.

Como estamos tratando especificamente da Rede de Display, vamos listar algumas de suas vantagens:

  • Utilização de anúncios gráficos: ao contrário de Rede de Pesquisa, em que os anúncios são exibidos em formato de texto, a Rede de Display permite a exibição de banners em diversos formatos (inclusive vídeo). Isto pode ser especialmente útil para alguns segmentos, como Moda, por exemplo.
  • Segmentação por interesses do usuário: se você vende, digamos, suplementos alimentares, o que acha de exibir seus anúncios apenas para usuários interessados em fitness?
  • Escolha de sites específicos: através dos canais gerenciados, você pode selecionar os sites que julga mais adequados à sua campanha e exibir seus anúncios apenas neles.
  • Remarketing: recurso que atinge altas taxas de conversão, o remarketing consiste em exibir anúncios para usuários que já visitaram seu site mas não chegaram a converter. Anúncios do produto visitado são exibidos para o seu potencial cliente enquanto ele navega pelos milhões de sites da Rede de Display, promovendo um recall e incentivando a finalização da compra ou outros tipos de conversão.

Como iniciar sua campanha

A implementação de campanhas na Rede de Display é relativamente simples. O Google inclusive disponibiliza uma página com todas as informações necessárias para se iniciar uma campanha. Uma vez decidido, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Criar sua conta (ou fazer seu login, caso já possua uma conta)
  • Criar uma campanha
  • Criar grupos de anúncios
  • Definir segmentação e lances
  • Criar anúncios gráficos

Voilà, sua campanha está no ar!

Lembre-se de monitorar diariamente os seus anúncios. O sucesso de suas campanhas em AdWords depende diretamente do acompanhamento frequente, testes e correção ou desativação de anúncios que não estejam alcançando os resultados esperados. Uma boa estratégia é iniciar com investimentos mais baixos até se familiarizar com a ferramenta. Quando se sentir seguro, considere aumentar a verba.

Apesar de relativamente simples, é necessário um acompanhamento mais aproundado e constante das campanhas em prol da otimização dos resultados e, consequentemente, do retorno sobre o investimento. Por isso, é sempre importante contar com profissionais altamente qualificados. Caso você precise de ajuda ou tenha alguma dúvida, conte com a Indiga!

Mantenha-se atento também aos outros posts da série Google AdWords sem segredos e, claro, queremos sempre ouvir suas opiniões e dúvidas. Deixe seu comentário abaixo!

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