Com o universo digital cada dia mais presente em nossa rotina, as empresas estão atentas às novidades do mercado e dispostas a investir seu tempo, dinheiro e talentos para explorar ao máximo essas novas ferramentas. Porém, fazer um site, criar um aplicativo, investir em uma campanha ou contratar um serviço de mídias sociais não têm muita serventia se os resultados não forem acompanhados de perto.

Por isso, definir algumas métricas é essencial para potencializar toda campanha de marketing digital.

É através desses dados que os especialistas responsáveis pelas ações poderão corrigir o que não está tendo o resultado esperado, impulsionar as áreas que estão se saindo bem e perceber potenciais ainda não explorados. É também através desses números que o marketing deixa o “achismo” de lado e se torna uma ciência exata, dando respaldo para que o departamento responsável possa argumentar sobre resultados, investimentos e previsões.

Mas para definir métricas certeiras para cada negócio, é preciso ficar atento a alguns fatores. Para te ajudar, listamos algumas dicas no post de hoje! Veja só:

Trace seus objetivos

O primeiro passo para ter uma boa performance em um ambiente digital é fazer o dever de casa inicial e trabalhar seus objetivos de forma detalhada.

Qual a intenção da empresa com as ações de marketing digital: aumentar a audiência? Converter leitores em leads? Impulsionar as vendas? Converter os leads em alguma outra ação específica, como assinar a newsletter ou se inscrever para um evento?

Somente a partir dessas definições é que os profissionais poderão traçar uma estratégia e, consequentemente, definir as métricas que serão necessárias para acompanhar esse avanço.

Faça um planejamento detalhado

Depois de definir os objetivos, o próximo passo é um dos mais importantes. Fazer um bom planejamento digital é essencial para que toda a campanha saia como esperado e as metas sejam cumpridas. É também nessa etapa que se começa a definir quais métricas serão usadas para acompanhar o desenvolvimento das suas ações.

Para que sua campanha digital atinja suas metas iniciais, é preciso alinhar constantemente suas métricas à sua estratégia. Dessa forma, o acompanhamento das métricas permite que você corrija, sempre que necessário, os resultados que se afastarem que do havia sido planejado.

Lembre-se: de nada adiantam números estratosféricos se aqueles indicativos não apontarem para a direção almejada no seu planejamento estratégico.

Defina suas métricas

Agora que você já sabe quais os seus objetivos com a sua campanha digital e já fez seu planejamento detalhado de cada ação, canais e cronograma, você já tem as ferramentas necessárias para definir as métricas que serão úteis para seu negócio. Com essas informações, você poderá acompanhar de forma quantitativa e qualitativa os resultados de cada ação e analisar o que precisa ser ajustado ou melhor explorado.

Mais visibilidade

Assim, se seu planejamento está focando em ações que gerem brand awareness, por exemplo, você irá buscar métricas que avaliem se as pessoas estão reconhecendo a sua marca, assim como os produtos e serviços que você oferece. Número de seguidores e curtidas na redes sociais, visualização de vídeos e aumento da audiência são bons parâmetros.

Mais engajamento

Se sua intenção é aumentar o engajamento com seu público, dados que mostrem como anda os compartilhamentos do seu conteúdo nas redes sociais, as taxas de rejeição no seu site e o volume de comentários nos seus posts podem ser fundamentais.

Mais leads

Quem pretende gerar leads precisa ampliar sua base de contatos, iniciar relacionamentos e fornecer conteúdos que levarão a conversões. Portanto, métricas que apontam para as conversões em landing pages e aumento da base de cadastros são necessárias.

Essa mesma lógico deve ser aplicada para cada um dos objetivos e estratégias da sua campanha. Seguindo esse planejamento, certamente você encontrará todas as métricas necessárias para cada uma das suas metas e poderá aproveitar ao máximo a sua presença digital, mas se ainda tiver ficado com alguma dúvida, conte com a gente para te ajudar e comente este post compartilhando a questão!

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