Como aumentar o engajamento no Facebook

por | nov 7, 2016 | 0 Comentários

Obter muitos likes na sua página é muito positivo, pois significa que muitas pessoas simpatizam com a sua idéia, mas não é suficiente quando o objetivo é obter visibilidade e gerar impacto sobre o seu público. Não basta ter fãs, é preciso que eles interajam com o seu contepúdo para que o seu alcance não seja nulo. De 1000 fãs que você tenha, 100 podem ver suas histórias. Para isto é preciso que seu público interaja com a sua página.

Neste guia listamos soluções para gerar mais engajamento para a sua fanpage. Continue lendo e saiba o que você deve fazer para alcançar este objetivo.

Conteúdo de qualidade

É importante saber qual o conteúdo impacta melhor o seu público, mas antes disso, existe o conteúdo de qualidade que impacta mais o público em geral. Perguntas costumam gerar engajamento, principalmente se o tema form polêmico. O público em geral é curioso por natureza e adora dar opiniões. Você também pode postar uma imagem com um link e um texto convidando as pessoas a curtir, comentar e compartilhar seu conteúdo. O cérebro humano costuma atender a imperativos e chamadas à ação, por isso o CTA (call to action) é eficaz para este fim.

Ser objetivo nos seus textos.

O feed de notícias exibe aproximadamente 1500 histórias todos os dias, entre páginas para visitar, notificações de amigos, videos e notícias. Impossível ver todas em um dia, por isso é preciso apresentar um conteúdo de qualidade para que sua história não seja oculdada. Ninguém tem interesse nem tempo para textos longos e complexos. Seja objetivo na sua mensagem! Utilizando uma linguagem correta, enxuta e impactante ela chega ao destino que você deseja de forma precisa. Saiba se comunicar com o menos número de palavras possível.

Posts frequentes

Estabeleça uma frequência de posts por dia, semana e mês, sem exagerar na dose e nem estagnar em poucas publicações. Quem não é visto não é lembrado, então apareça! Quando uma página fica muito tempo sem publicar, ela desaparece do feed, dando lugar a outras publicações.

Isto acontece porque posts têm prazo de validade. O Facebook prioriza conteúdo atualizado e novo, por isso uma página que produz mais conteúdo aparece mais, principalmente se esse conteúdo for relevante e obedecer as regras do novo algoritmo do Facebook, priorizando posts com links, imagens e textos objetivos.

Promover publicações

O Facebook oferece um recurso pago para páginas obterem mais visibilidade e engajamento configurando anúncios relevantes para o seu público de interesse, o Facebook Ads. Nele é possível criar anúncios de produtos e promoções, promover página e impulsionar publicações, gerando mais fãs, interações e compartilhamentos, tanto para a página ou para posts específicos. Ele oferece a opção de segmentação de público-alvo, aumentando a relevância e com isso, o alcance das suas publicações.

Sorteios e promoções

Sorteios e promoções são grandes aliados para a sua fanpage. Sorteios são geradores de engajamento e likes na fanpage, motivam afidelidade dos fãs, trazem mais tráfego e novos fãs. Proporciona mais visibilidade para a sua página, preparando um excelente terreno para branding. Uma página dinâmica naturalmente conquista o público com suas opções de interação.

Lembre-se de fazer os sorteios de acordo com a legislação brasileira.

Identificar posts com maior engajamento

Acompanhe no Facebook insights os tipos de posts com maior número de likes, comentários e compartilhamentos. Identifique quais tipos geram mais interação e repita a fórmula mais vezes para oferecer o tipo de conteúdo mais apreciado pelos seus fãs. Eles respondem com ações na sua página. Saiba equilibrar os tipos de posts, respeitando os horários mais apropriados e datas comemorativas. Não seja repetitivo!

Saber quando postar

É verdade que a maioria das pessoas costuma estar online na maior parte do dia, e de preferência full time, mas isto não significa que elas estejam no Facebook, prontas e com tempo para interagir. Todos nós temos rotina, ainda que fora do comum e com horários diferentes.

Mesmo que existam diversos sites e artigos na internet questionando o melhor horário para postar, não existe um horário nobre para todos os públicos. Não se baseie em conceitos gerais, conheça seu público e busque os horários mais fáceis de encontrá-lo. É possível acompanhar pelo Facebook Insights os horários de maior engajamento e permanência do seu público na rede social. Trabalhe com base nisto.

O Bit.ly, Migre.me e TinyURL são serviços encontrados na internet para encurtar URLs de conteudo compartilhado nas redes sociais.

Muito útil para o Twitter pelo número limitado de caracteres permitidos, no Facebook, este recurso também é útil para tornar seu post mais “clean”. Quem não sente vontade de clicar em um post bonito, limpo, com um texto objetivo e um link curto? É mais agradável para o usuário e ocupa menos espaço para o seu texto, que já precisa ser objetivo. Outra vantagem: é possível mensurar os cliques no link e ver a aceitação dele perante o público.

Para concluir

Conquistar o público não é uma tarefa fácil. É preciso ter paciência e feeling para saber a maneira certa de se dirigir aos seus fãs. Ter equilíbrio e ser racional também é essencial, pois toda a estratégia leva tempo para gerar resultados. Estas dicas podem ajudá-lo a obter estes resultados mais rápido. Seja estratégico e criativo. Conte-nos seus resultados e mãos à obra!
 
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